Mais um Domingo, como sempre marquei, presença na missa.
Nesta ultima vez que fui estava a pensar, e se a Igreja tivesse os mesmos rituais do mundo do Futebol? Olhando bem o futebol e a Igreja têm tudo a ver.
Todos os Domingos lá estão eles sentadinhos á espera que o Sr. Padre “entre em campo”. E lá vem ele, todo emperuado com os dois sacristães ao lado, mais parece o árbitro e os fiscais de linha, lá começa ele a contar umas histórias de Deus e a cada milagre que ele fazia todos gritam Golooo, vez do tradicional Ámen.
A Igreja esteve sempre presente na história do futebol, lembram-se quando o Maradona marcou o golo com a mão? Qual foi a desculpa? “ Ah e tal… foi a mão de Deus”, se foi Deus devia ter levado amarelo.
Mas voltando á missa, tenho sugestões para cativar os fiéis a lá irem, que tal trocarem os terços por cachecóis de apoio aos variadíssimos santos que se goste? Punham-se torniquetes á entradas da Igreja para todas as entrada serem contabilizadas, cada bilhete dava direito a um visita guiada à sacristia, todos os fieis tinham bilhetes de época, com lugares cativos para as beatas mais velhas, os bancos da Igreja eram almofadados, tinham o nome e numero de cada uma das beatas, depois de todos sentados era obrigatório a Holla Mexicana com o grito Aleluia Irmãos…
Cada vez mais acho que este “ rituais” eram uma mais valia para a Igreja, por exemplo, na pia da água benta, estava gelo para por umas minis…sem álcool, trocava-se os santos do altar por painéis electrónicos onde aparecia os fieis presente, em vez de andar uma rata de sacristia a recolher os donativos andava um velhote de bonezinho de pala a vender queijadas. Na parede onde está a pintura da Ultima Ceia, no lugar da Madalena Arrependida punha-se o “Animal”, ou então, tirava-se a mesa e eles tiravam uma foto tipo as fotos dos planteis no principio de época a dizer Apóstolos época AC-DC. Falta falar das hóstias, em vez delas tínhamos tremoços e pevides e o altar servia de roulotte para os coiratos e os pregos, não, não são os “pregos”da Cruz é mesmo das bifanas que estou a falar.
Os fieis? Esses eram divididos em duas claques, de um lado os Cristãos e do outro os Judeus…com cânticos do lado dos Cristãos: “ E quem não bate palmas é Judeu…é Judeu…è Judeu.”, Ao qual os Judeus respondiam “ Só eu sei quem lixou Jesus…la…la…la”.
Com isto tudo, acho que a Igreja esta no bom caminho, porque a maior Catedral do mundo é o Estádio da Luz, já temos um Papa, o Pinto da Costa, o Cristo Rei foi trocado pelo Rei Pele e Deus… bem Esse perdeu o lugar para o “ Especial One” Mourinho.
Foi esta a minha visão de Profeta para a Igreja daqui a a uns anos.
Fiquem bem e que Mourinho os abençoe.
. Um dia vou-te dizer... qu...
. O Cansaço dos Portugueses...
. W.C.
. Pêlos