Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007

A Igreja e o Futebol

Mais um Domingo, como sempre marquei, presença na missa.

Nesta ultima vez que fui estava a pensar, e se a Igreja tivesse os mesmos rituais do mundo do Futebol? Olhando bem o futebol e a Igreja têm tudo a ver.

Todos os Domingos lá estão eles sentadinhos á espera que o Sr. Padre “entre em campo”. E lá vem ele, todo emperuado com os dois sacristães ao lado, mais parece o árbitro e os fiscais de linha, lá começa ele a contar umas histórias de Deus e a cada milagre que ele fazia todos gritam Golooo, vez do tradicional Ámen.

A Igreja esteve sempre presente na história do futebol, lembram-se quando o Maradona marcou o golo com a mão? Qual foi a desculpa? “ Ah e tal… foi a mão de Deus”, se foi Deus devia ter levado amarelo.

Mas voltando á missa, tenho sugestões para cativar os fiéis a lá irem, que tal trocarem os terços por cachecóis de apoio aos variadíssimos santos que se goste? Punham-se torniquetes á entradas da Igreja para todas as entrada serem contabilizadas, cada bilhete dava direito a um visita guiada à sacristia, todos os fieis tinham bilhetes de época, com lugares cativos para as beatas mais velhas, os bancos da Igreja eram almofadados, tinham o nome e numero de cada uma das beatas, depois de todos sentados era obrigatório a Holla Mexicana com o grito Aleluia Irmãos…

Cada vez mais acho que este “ rituais” eram uma mais valia para a Igreja, por exemplo, na pia da água benta, estava gelo para por umas minis…sem álcool, trocava-se os santos do altar por painéis electrónicos onde aparecia os fieis presente, em vez de andar uma rata de sacristia a recolher os donativos andava um velhote de bonezinho de pala a vender queijadas. Na parede onde está a pintura da Ultima Ceia, no lugar da Madalena Arrependida punha-se o “Animal”, ou então, tirava-se a mesa e eles tiravam uma foto tipo as fotos dos planteis no principio de época a dizer Apóstolos época AC-DC. Falta falar das hóstias, em vez delas tínhamos tremoços e pevides e o altar servia de roulotte para os coiratos e os pregos, não, não são os “pregos”da Cruz é mesmo das bifanas que estou a falar.

Os fieis? Esses eram divididos em duas claques, de um lado os Cristãos e do outro os Judeus…com cânticos do lado dos Cristãos: “ E quem não bate palmas é Judeu…é Judeu…è Judeu.”, Ao qual os Judeus respondiam “ Só eu sei quem lixou Jesus…la…la…la”.

Com isto tudo, acho que a Igreja esta no bom caminho, porque a maior Catedral do mundo é o Estádio da Luz, já temos um Papa, o Pinto da Costa, o Cristo Rei foi trocado pelo Rei Pele e Deus… bem Esse perdeu o lugar para o “ Especial One” Mourinho.

Foi esta a minha visão de Profeta para a Igreja daqui a a uns anos.

 

 

Fiquem bem e que Mourinho os abençoe.

 

 

 

publicado por Rafael Oliveira às 16:32
link do post | dá a tua opinião | favorito
3 comentários:
De rassstaparta a 2 de Novembro de 2007 às 09:41
Apesar de ter gostado da sátira, acho que muitas pessoas e bestas também não vão gostar deste texto. Mas também quando as bestas souberem mexer em computadores já tu fizeste outro texto ainda mais incisivo ,lol. Apesar de ser agnóstico respeito as religiões, embora não admita nenhuma para o incentivo à minha vida. Há quem diga que é ateu graças a deus, eu prefiro ser agnóstico.
continua assim e o prof. de port. dá-te um 20, lol.
Hasta la baby vista...
De joao duarte a 17 de Outubro de 2007 às 22:37
Muito bom este teu ponto de vista, a sério, simplesmente fantástico. Mas continuo a achar que frequentas mais a nossa catedral que a paróquia aí da terra. A não ser que as beatas da tua igreja tenho 20 ou 30 anos a menos que as da minha.. Eheheh . Contínua com isto. Força e um grande abraço primáço. Tás sempre em grande!
De Kalil a 2 de Outubro de 2007 às 11:00
Nunca tinha percebido as afinidades da igreja com o futebol, sim senhor! Sendo que uns querem ganhar o céu, outros o campeonato... uns almejam o santo graal, outros a taça... enfim, é tudo uma questão de fé!
Abraço, parabéns pelo blogue e continua a surpreender-nos com a tua escrita imaginativa e bem humorada... aliás, tal como tu és!
Vêmo-nos algures na blogosfera, ou no local de trabalho...

Comentar post

.Como sou eu?

.Procurar

 

.Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Um dia vou-te dizer... qu...

. O Cansaço dos Portugueses...

. Ser Benfiquista...

. W.C.

. Oh Fáxavor…?

. Pêlos

. Hiper e Eco ZEN

. Hoje saí á rua…para quê?

. Natal - Parte I

. A Igreja e o Futebol

. O "D"eficiente.

. O Começo...

.arquivos

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub